quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Agroecologiacaseira de subsistência para entreter, educar e alimentar

Tenho uma queda por tudo que é pouco convencional. Ok. Talvez nem precisasse avisar. Daí que agora que resolvi parar com essa vida de ter filhos e somente [mas não só] cria-los, posso dar um pouco mais de atenção à nossa casa. Há algum tempo temos uns casinhos de hortelã pimenta, alecrim, hostelã e manjericão. Há um espaço considerável que pode ser utilizado de muitas formas. Temos um prolongamento da garagem que poderia ser coberto para proteger mais os carros. Enfim... muitas ideias. O tempo disponível não é tanto. Mas lentamente dá pra fazer muita coisa. Mesmo porque as plantas não nascem todas juntas, nem precisam dos mesmos cuidados todos os dias.

Tenho gostado muito dessa relação mais próxima com a produção do alimento. Ir à feira é um programa especial. Conversar com o produtor que conta orgulhoso que fez adubação com potássio, por isso os tomatinhos não ficaram azedos, ou chora as pitangas por ter chovido e estragado as hortaliças. Além da eterna vantagem de orgânicos x convencionais.

Agora o pequeno detalhe: sou muito leiga nesse assunto de plantio, manejo e colheita. O marido é agrônomo, entende de grandes culturas e tem noção de pequenas. Converso um pouco com ele, pesquiso um pouco na net... com uma boa dose de sorte, colheremos bons frutos!

Por enquanto há algumas estacas de ora pro nobis esperando firmarem para irem para o chão. Também tem uma mudinha de couve manteiga que veio da casa da minha avó, algumas sementes de alfavaca que não sei se irão para frente, mas na dúvida recebem água todos os dias, um feijão grandão que ainda não sabemos o nome e ontem semeamos algumas ervilhas de debulhar. Os dois ajudantes adoraram a bagunça. O Pedro quer ajudar com tudo. Principalmente fazer os buracos no "vaso" com os pregos. Tudo o que envolve martelo chama atenção. Elis fica tentando pegar os grãozinhos de substrato, deita na terra, cutuca as formigas... que possibilidade de rica experiência infantil!


Pesquisando sobre quais mudas plantar, cheguei as Pancs (Plantas alimentícias não convencionais). O tema é muito rico, mas resumindo: tiririca é comestível. Picão também. Oi? Pois é. Só passa fome quem tem sede de informação!

Temos uma publicação muito boa em português sobre o tema, "Plantas alimentícias não convencionais no Brasil". Será o próximo item da biblioteca! E os blogs? Lendo cada post do Matos de ComerViveiro Orgânico de Ervas e Temperos Sabor de Fazenda e dando umas passadinhas no Come-se que é ótimo e leio há anos, mas com olhar culinário, não de produção.

Domingo passado, aproveitando que a Elis resolveu me tirar da cama antes das 7 horas, tomei café e fui capinar... Ainda bem que a única testemunha ainda não fala. Algo me diz que não sei trabalhar com a enxada corretamente. É, no mínimo, divertido! Prazer, meu nome é Bruna e sou uma hortelã iniciante =]

Nenhum comentário:

Postar um comentário