terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Omelete de beldroega e o exercício de redescobrir a flora

Antes de ontem fomos à fazenda. Pelo caminho reparava na vegetação dos barrancos e os matos que cresciam perto do soja, insistentemente. Sobrevivendo ao veneno.

Antes de irmos embora, dei um pulinho na horta que está sendo refeita. Alguns pezinhos de alface, almeirão... Mas queria aquelas verduras que ninguém olha. As pancs - plantas alimentícias não convencionais.

E como identificar? Salvei algumas fotos no celular para garantir. Mas estava sem ele. Peguei algumas folhinhas e flores. Com a terra mole de tanta chuva foi fácil arrancar a planta inteira. O marido apareceu e tirou algumas dúvidas. "Pergunta desse pro pai. Ele vai saber com certeza." Família de agrônomos é bem útil nessas horas. Teve beldroega (a menorzinha), caruru, trapoeraba, pata de vaca e flor de abóbora que peguei só umas poucas, pois a concorrência com as abelhas era desleal.

E nesta brincadeira já garantimos as verduras da semana. Além de garantir considerável aporte de nutrientes. Para mais informações sobre eles, é só clicar nos nomes: beldroega, carurutrapoeraba.

Em casa, dois galhinhos de beldroega ainda com raizes foram para um buraquinho na terra. Algumas sementes também. Umas mudinhas de espinafre, idem. Os canteiros para a horta ainda não estão prontos, então aproveitei o espaço debaixo do pé de jabuticaba, meio a esmo.

Como provar a beldroega? Uma sopa interessante típica de Portugal, uma salada com ares árabes... Fomos de omelete, por enquanto. O tempo estava meio.curto.

Omelete com beldroega


4 ovos
1/2 cebola pequena picadinha
1 pitada de açafrão
1 pitada de pimenta calabresa
Sal a gosto
1 1/2 xícara de folhinhas e talos picados de beldroega

Bata ligeiramente os ovos com um garfo. Adicione o restante dos ingredientes. Aqueça um pouquinho de manteiga numa omeleteira, coloque os ovos e tampe. Deixe em fogo baixo por uns 5 minutos ou até perceber que já fez uma casquinha dourada. Vire para cozinhar do outro lado. Prontinho! O sabor? É de verdura. Menos marcante que um espinafre. Mais presente que alface. Algo assim.


Foi o jantar do domingo de carnaval junto com um tico de arroz integral amanhecido e salada de tomate basicona. Simples, mas com mais amor que numa pizza congelada.


O Pedro ajudou a preparar. Soltou a folhinhas da beldroega, mexeu os ovos... Enquanto isso a Elis ficou no chão, brincando com um potinho de tempero fechado. Eis que ela abre o pote e fica beeeeem feliz brincando em meio às ervas finas. Uma bebê temperadinha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário