segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Pudim de pão com calda de frutas vermelhas

Sabe como é morar no interior, né?! As coisas demoram um pouco mais para chegar. Há três anos, aproveitei uma viagem a Maringá (90km de Campo Mourão) para comprar frutas vermelhas congeladas. Já dias atrás, buscando ingredientes para uma sobremesa me deparei com mirtilos, framboesas e cerejas inteiros, congelados num mercado daqui. Como não amar?

Temos hábito de consumir pão francês junto com churrasco. Só que esse pão de vez em quando sobra e vai para o congelador. Serve para socorrer o café da manhã quando o pão acaba sem avisar ou vai para receitas assim:


Pudim de pão com calda de frutas vermelhas

1 litro de leite
3 pães francês (usei 6 mini francês)
4 ovos
7cs de açúcar

Rasgue o pão grosseiramente e misture com o leite. Pode ser já no copo do liquidificador. Deixe amolecer por uns 30 minutos. Junte os demais ingredientes e bata bem. Coloque numa forma de silicone ou outra antiaderente e leve assar em banho maria com forno a 200 graus por 40 minutos. Faça na véspera e deixe firmar na geladeira antes de desenformar.

Calda de frutas vermelhas

320g de frutas vermelhas (pouco mais que duas xícaras) - usei framboesa, amora, morango e cereja
1 xícara de açúcar
1 xícara de vinho (usei tinto demi sec, mas pode ser branco, suco de uva ou água)

Misture tudo e leve ao fogo. Deixe ferver por uns 20 minutos em fogo médio. Queria um pouco mais consistente, por isso misturei uma colher de sementes de chia. Leve gelar.

Quando desenformar o pudim, espalhe a calda por cima, deixando um pouco do ladinho para quem quiser repetir.
Rende um pudim médio. Fiz alguns individuais e o resto na forma tradicional. O pudim é pouco doce e fica perfeito com a calda.

Vai para o hall das sobremesas favoritas!


Nenhum comentário:

Postar um comentário