quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Sopa alentejana de beldroegas e a importância de se provar novos sabores

Quão variadas as suas refeições costumam ser? Cores, sabores, ingredientes e métodos de cocção? Há tanta riqueza pelo mundo que fico com pena dessas pessoas com mil "não gostos". A vida é muito curta pra comer só arroz, bife e alface.

Mas nem sempre foi assim. Desde pequena não curto feijão. Reclamava quando minha mãe fazia carne de panela com batatas. Adorava farofa de abobrinha com cenoura. Podia comer só isso a semana toda. Então fui morar em república. Noventa por cento das refeições eram macarrão. Pelo bolso e pela praticidade.

Com o tempo foi surgindo o interesse pelos alimentos. Provar, ler, conhecer. O marido, na época namorado, entrou na dança ainda de leve. Ingressei no curso de gastronomia. Uma experiência ótima e prometi que faria valer cada centavo da mensalidade. Comi carne mal passada e tomei caldo de feijão [que quase vomitei], os maiores tabus. Passei a cozinhar diariamente fortemente inspirada no que via nas aulas. As vezes saia coisa boa. Noutras, nem tanto...

Todo esse histórico para dar fundamento ao que disse pro marido enquanto provávamos esta sopa: "obrigada por se permitir experimentar novos sabores". O apoio dele é importantíssimo, afinal de contas cozinhar só faz sentido se alguém come.

É neste clima de se jogar em novas experiências que criamos os pequenos. Claro que sempre haverá esta ou aquela preferência, que é natural. Mas não os privamos de certos alimentos por não serem "comida de criança". Ambos comem curry, pimenta, legumes da mesma forma que  a gente. Esses dias buscava uma fruta para a Elis e o Pedro. O marido lembrou que havia maçã e pera na bolsa. Mas também tinha lindos e maduros figos da índia que não estão por aí todos os dias. Foi o que comeram e adoraram!

Foi com espírito aventuteiro que comemos esta sopa pelo visto tradicional na região de Alentejo, em Portugal. Algumas substituições foram necessárias, de acordo com o que tinha em casa. Mas o sabor agradou. Lembra um caldo verde. É aromática e perfeita dentro deste pacote: ovo, queijo, pão e verdura. Todos se complementam.


Sopa de beldroegas

2 a 3 xícaras de talinhos picados e folhas de beldroegas
3 dentes de alho amassados
1 bulbo pequeno de alho poró picado
1 cebola pequena picada
1 xícara de batata doce picada em cubos de 1cm
1/2 peito de frango grelhado cortado em cubos
3 ovos
2 pimentas doces
Sal a gosto
1 pitada de noz moscada
Queijo colonial frescal  em cubos
Croutons de pão integral

Doure levemente os alhos e a cebola num pouco de azeite. Junte a beldroega, a pimenta e deixe murchar. Acrescente o restante dos ingredientes e 1l de água ou caldo de legumes. Deixe ferver em fogo baixo por 20 minutos. Quebre os ovos um a um numa tigela e coloque delicadamente na sopa, sem mexer. Tampe e deixe cozinhar mais 10 minutos. Sirva bem quente com o queijo e os croutons. Rende 3 porções fartas. 

*para os croutons, cortei 3 fatias de pão em cubinhos e levei ao fogo numa frigideira com um fio de azeite e uma pitada de orégano, sempre mexendo para dourar por igual.

Sopa versão BLW

Olha a beldroega no fundo da horta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário